fbpx

15 dicas de como vender pelo Whatsapp Business todos os dias

15 dicas de como vender pelo Whatsapp Business todos os dias

Milhões de pessoas que usam a Internet e aplicativos para negócios buscam melhorar seus resultados. Se você é uma delas, vai saber aqui como vender pelo Whatsapp Business todos os dias.

O Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo e, como não podia ser diferente, é um dos preferidos dos brasileiros.

Além de ser muito útil para a comunicação pessoal, através de mensagens, chamada de voz ou de vídeo, tem grande serventia para os negócios.

E o interessante é que não há um ramo de atividade que não possa fazer uso do Whatsapp para a promoção de seus produtos ou serviços.

Por exemplo, cabelereiras ou corretores de imóveis, pequenas barbearias, cafeterias, hotéis, restaurantes, médias ou grandes empresas podem usar a ferramenta para negócios.

E não apenas para comunicação com os clientes, mas também para construir relação de confiança, apresentando soluções para os problemas das pessoas.

E esta é uma das principais estratégias de vendas pelo Whatsapp: mostrar que seu produto ou serviço resolve um problema ou supre a necessidade de seus contatos.

Considerando que é um aplicativo pessoal, pelo fato de usar contatos telefônicos, seguem dicas de como vender pelo Whatsapp Business todos os dias.

(Claro, é possível vender com o Whatsapp tradicional também, mas vamos explorar os recursos do aplicativo para negócios, que é o Whatsapp Business).

Como vender pelo Whatsapp Business?

1. Tenha um número específico para o negócio

Um dos principais erros, principalmente de quem começa um negócio, é não fazer a adesão de um chip telefônico exclusivo para trabalho.

Isso dificulta a separação de postagens pessoais e profissionais. Às vezes as publicações são de assuntos tão distintos que os contatos não conseguem ver o foco do negócio.

Obviamente que, profissionais liberais que precisam ou optam por ter tudo num mesmo número, podem assim fazê-lo, desde que deixem claro o que fazem.

2. Divulgue seu número nos vários canais

Seja na placa da fachada, cartaz do ponto de venda, post do Facebook, link do Instagram, panfleto, site ou cartão de visitas, o número do negócio precisa estar.

É importante observar se está informado corretamente, com DDD seguido do número, pois erros de digitação podem ser fatais para o negócio.

Centralizar um único número em todas as mídias é muito benéfico, também, para a hora de adicionar e organizar contatos de potenciais clientes.

3. Salve os contatos de forma personalizada

15 dicas de como vender pelo Whatsapp Business todos os dias

Esta é uma etapa muito importante de definição do nível de interesse do cliente pelo seu produto ou serviço.

Pode parecer que não, mas salvar o contato de forma padronizada pode te fazer ganhar muito tempo na hora de conversar com o cliente.

Se ainda não comprou, se já comprou, se veio de um evento, tudo isso pode ser definido no exato momento de adicionar o contato. Nada de adicionar como “Cliente 123”.

Exemplo: Digamos que o nome da minha empresa seja “Tem Tudo”. Defino que os contatos ligados ao meu negócio terão o prefixo “TT”.

Sendo assim, quando for adicionar um potencial cliente, antes do nome, devo inserir “TT”. E se quero designar clientes que não compraram, posso inserir “TTN” (“N” de “não comprou).

E se atendo várias cidades, posso informar de onde ele é. Para exemplo, vamos usar João Carlos de São Paulo, que ainda comprou.

TTN – João Carlos SP

Isso facilita a pesquisa de contatos quando precisarmos fazer ações apenas para os que compraram ou para os que não compraram.

Obs.: quando ele comprar, edito o contato e tiro o “N”, e ele passa a ser um cliente na minha lista.

4. Faça download ou converta o seu Whatsapp para o Business

Você pode acessar a Play ou a App Store para fazer o Download do Whatsapp Business pela primeira vez ou converter o Whatsapp convencional para o Business.

O Whatsapp Business possui alguns recursos extras, como estatísticas, a possibilidade de criar catálogos e respostas automáticas.

Se você vai utilizar o Whatsapp Business no mesmo chip que estava instalado o aplicativo convencional, basta migrar, as mensagens das conversas serão mantidas.

Caso queira utilizar 2 chips (um pessoal e outro profissional), o celular vai ficar com os dois aplicativos (Whatsapp e Whatsapp Business) funcionando de forma independente.

5. Crie respostas automáticas

Para deixar a comunicação mais profissional e passar mais credibilidade, faça uso de mensagens automáticas instantâneas.

É possível definir mensagens de ausência, saudação e personalizar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes.

6. Tenha um padrão de comunicação

A conversa não precisa ser totalmente formal, mas ter um padrão para a escrita pode ajudar na definição de identidade do negócio.

Se referir aos produtos e serviços de forma clara e constante passa a mensagem de organização e foco.

Isso inclui observar os erros de ortografia e gramática, que transmitem, sem dúvidas, a impressão de amadorismo.

Com tantos recursos tecnológicos à disposição, não justifica errar a escrita de uma palavra por não ter pesquisado como se escreve.

Nas ligações ou mensagens, chame seus clientes (e potenciais clientes) pelo nome, relembre a conversa e, de forma transparente, retome os atendimentos.

7. Defina as conversas com etiquetas

15 dicas de como vender pelo Whatsapp Business todos os dias

Para auxiliar a organização, o Whatsapp Business permite criar etiquetas (como se fossem post-it) para marcar as conversas.

Etiquetas como “Orçamento”, “Venda”, “Pós-Venda” ou “Cobrança” podem facilitar a localização dos atendimentos.

8. Coloque uma foto de perfil que não seja a logomarca

Como consideramos que o Whatsapp é um aplicativo pessoal, é importante que a foto do perfil seja de uma pessoa, não um logotipo.

Gostamos de saber com quem estamos falando e ao ver a foto de quem está nos atendendo, nos sentimos mais seguros para dialogar.

Sendo assim, se o perfil é de uma loja de roupas, pode colocar a foto de uma pessoa usando a roupa. Se é cafeteria, uma pessoa bebendo café (ou comendo um bolo).

Para fixação das marcas nas mentes, pode ser também a foto de alguém perto da fachada do negócio, onde apareça o logotipo.

9. Publique Status regularmente

Assim como o Stories do Instagram, o Status do Whatsapp permite publicar textos, imagens e vídeos com a duração máxima de 24 horas.

Sendo assim, uma publicação inserida no Status às 09h00 da segunda-feira irá desaparecer automaticamente na manhã de terça-feira às 09h00.

Portanto, para aparecermos constantemente entre as atualizações recentes nos celulares de nossos clientes, precisamos publicar mais vezes no dia.

Quem possui fotos de produtos ou serviços realizados, pode selecionar 8 a 12 fotos para ir publicando durante o dia.

10. Crie um cronograma de publicações por objetivos

É fundamental não publicar todas as fotos de uma vez, nem fazer as publicações sem um propósito bem definido.

Por isso é importante planejar a sequência das publicações, para que os contatos estejam sendo preparados para uma possível oferta.

Digamos que um negócio queira vender guarda-chuvas e não quer só fazer publicações de fotos de produtos e preços.

Na segunda-feira a publicação pode ser de um vídeo de uma pessoa que chegou no trabalho toda molhada.

Na terça pode ser uma imagem (o chamado “meme”) de alguém falando que a chuva estragou a sua chapinha.

Na quarta-feira pode ser a previsão do tempo para a região nos próximos dias. E na quinta-feira pode ser a oferta do guarda-chuva, com a informação do preço.

Claro, este é um exemplo bastante simplista, mas serve para ilustrar o que uma cafeteria, barbearia ou loja de roupas podem fazer em seus respectivos segmentos.

E quem tem 12 fotos, por exemplo, não deve postá-las todas no mesmo horário, mas pode fazer 1 publicação a cada hora (de 9h às 21h), para aparecer mais vezes entre as atualizações recentes e aumentar as visualizações.

11. Assista os Status de seus contatos

Algo que nem todos fazem é assistir o Status de seus clientes e potenciais clientes. Mas isso é muito importante para quem quer aumentar as vendas pelo Whatsapp.

Nós gostamos de saber quais as pessoas viram nosso Status pessoal ou de Negócio, não gostamos? E você acha que seu cliente não?

Pois é, ao ver que você viu o Status dele, o cliente lembra novamente de você e aumenta a percepção de que você quer manter o relacionamento.

E vendas é relacionamento!

Mas, atenção! Você não precisa efetivamente assistir todos os Status (a menos que queira). Você pode ir dormir, deixar seu celular carregando com os Status passando, porquê não?

Isso também vale para o vale para o Instagram Stories.

12. Interaja com publicações que achar interessante

Depois de ter visto (realmente) todas as publicações de seus contatos, você pode desejar interagir com alguma delas, e isso é bom!

Continue o assunto da publicação que seu cliente fez no Status, faça um elogio (sincero, é claro), pergunte, ria, lamente, expresse algo relacionado ao que foi postado.

13. Crie listas de transmissão

Outra boa possibilidade de gerar vendas é fazer envio das dicas e ofertas através das listas de transmissão.

O Whatsapp permite criar listas de transmissão com até 256 contatos, mas você pode criar várias se precisar.

A lista de transmissão te permite enviar a mesma mensagem para todos ao mesmo tempo, desde que estes contatos para os quais você está enviando também tenham o seu número adicionado.

Para evitar que as pessoas recebam mensagens de listas que não pediram para participar, o Whatsapp só libera enviar listas para quem te adicionou.

Por isso é importante visualizar Status alheios, para notar que, se você não tem visto a publicação de algum cliente, possivelmente ele não te adicionou.

Se você nota que este mesmo cliente não vê o teu Status, também é um indício de que talvez ele precise ser avisado de salvar o seu contato.

Não exagere no envio de mensagens em listas de transmissão. Se você entende que 1 vez por semana ou por quinzena é o ideal para o seu público, faça assim.

14. Crie grupos provisórios de vendas

O grupo pode ser usado de forma semelhante às listas, com 256 contatos por cada grupo e enviar a mensagem uma única vez.

A diferença é que estão todos os contatos num mesmo local, e essa é uma das barreiras para as pessoas desejarem ficar em grupos.

Todas as pessoas tem acesso a informação de quem está nele, além de que há os contratempos de alguém enviar mensagens que não tem relação com o propósito do grupo.

Mas se o grupo for criado com estratégia, moderação e com a aceitação dos participantes dele, pode ser muito proveitoso.

Não inclua ninguém em grupos sem que tenham dado a permissão, e o ideal é as próprias pessoas decidam entrar neles.

15. Monte o catálogo de produtos ou portfólio de serviços

O catálogo de produtos é um dos bons recursos do Whatsapp Business. Com ele você pode economizar tempo na hora dos atendimentos.

Basta inserir imagens de produtos ou portfólios de serviços, com descrição e preços e informar aos clientes como acessá-lo.

Acesse nosso artigo que vai te ajudar na hora de criar um catálogo no Whatsapp.

Conclusão: é imprescindível que empreendedores, micro e pequenas empresas façam uso deste aplicativo em suas estratégias de vendas.

Esta dicas práticas para quem quer saber como vender pelo Whatsapp Business são muito práticas e, se bem executadas começa a trazer resultados já na primeira semana.

Anotou tudo? Não perca tempo e comece hoje mesmo a fazer a diferença no seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *