fbpx

Criar site gratuito pode ajudar na divulgação do negócio

Criar site grátis - 7 ferramentas

Cresce o número de empreendedores que querem saber como criar site gratuito para fazer a divulgação de produtos ou serviços.

Este aumento pode ser facilmente explicado pela necessidade que donos de negócios tiveram de inovar para driblar as imensas dificuldades causadas pela pandemia.

O E-commerce, por exemplo, deve ter crescimento de 18% e movimentar algo em torno de R$ 106 bilhões só neste ano de 2020.

E além de reforçar ou implantar o delivery, que é a entrega de produtos em domicílios, os comerciantes correram para tentar ser visto pelos clientes.

Uma das ações é a procura pelo conhecimento, estratégias sem custos altos e lucrativas, como criar site gratuito para o estabelecimento.

Ao contrário do que ocorria anos atrás, atualmente qualquer pessoa pode fazer um site, e as ferramentas do tipo “faça você mesmo” se popularizaram. As principais são:

  • Wix
  • WordPress
  • Google Sites
  • Blogger
  • Webnode
  • Site123
  • Site.Com.Br

7 ferramentas para criar sites grátis

Veja abaixo como acessar os endereços que levam aos construtores citados acima, que permitem fazer os mais variados tipos de sites.

Wix

Um construtor de sites dos mais populares da atualidade, o Wix já utilizado por mais de 150 milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

O editor do Wix é fácil de usar, possui ótimos templates, que são modelos prontos, e oferece um banco de imagens exclusivo.

A ferramenta conta ainda com recursos de gestão de clientes e marketing, e os usuários podem adquirir planos pagos a partir de R$ 6,00.

Site do Wix

WordPress

Este é um gerenciador de websites que é utilizado para fazer 37% dos sites que existem na Internet. Impressionante, não?

No site WordPress.com é possível criar um site grátis, sem qualquer custo com a hospedagem. A versão gratuita possui limitações, mas é bem interessante.

Isso porque o WordPress permite que você faça um site de graça e otimizado para atender às regras dos motores de busca (como o Google).

Site do WordPress

Google Sites

O criador de sites do Google permite conectar um domínio próprio, e essa é uma característica vantajosa ao comparar com as outras ferramentas grátis.

Para fazer um site gratuito pessoal ou corporativo, o Google Sites atende bem, por ser mais simples em funcionalidades e temas.

Além disso, o editor do Google Sites pode ser usado apenas em computadores, sendo esta uma limitação para quem quer utilizar o smartphone.

Site do Google Sites

Blogger

Este já é um gerenciador de sites mais conhecido. Comprado no ano de 2003 pelo Google, o Blogger permite criar qualquer tipo de site.

Para quem quer começar, é uma ferramenta útil, mas deixa a desejar para as exigências atuais de construção de sites.

Como o próprio nome sugere, ele é bastante utilizado em todo o mundo na criação de blogs, que é um tipo de site de conteúdos dinâmicos.

Site do Blogger

Webnode

Esta é uma das ferramentas mais conhecidas para criar site grátis, sendo considerada por muitos usuários a melhor opção.

Planos gratuitos e pagos, com a possibilidade de criar loja virtual, blog e ter e-mail, estão entre os recursos disponíveis no Webnode.

O plano grátis possui limitação de armazenamento, mas é o necessário para quem deseja criar um site simples, pequeno, tipo institucional.

Site do Webnode

Site 123

O Site 123 não permite fazer a escolha do próprio template, o que torna uma ferramenta gratuita mais limitada que as outras.

O usuário também não tem a possibilidade de escolher o endereço de site. Ao escolher a categoria de negócio, um template já é ativado automaticamente.

Por ser mais fácil de utilizar, o Site 123 pode ajudar e muito as pessoas que estão começando, que não tem tanta experiência na criação de sites.

Site do Site 123

Site.Com.Br

A base de criação do Site.Com.Br é o WordPress, apesar de o layout e resultado final serem mais simples e não dar essa impressão.

Os temas não são tão bonitos e o editor pode dificultar a criação de uma página com visual mais atraente e profissional.

É preciso conhecer a ferramenta com paciência para ir entendendo como fazer para obter um site mais interessante para o negócio.

Site do Site.Com.Br

Criar site gratuito é a melhor escolha?

Diante das limitações que tem os gerenciadores de sites gratuitos, é preciso analisar se criar um site gratuito é mesmo a melhor opção.

Há casos em que fazer um site sem custo é mesmo a única opção que o usuário tem para colocar o projeto no ar, quando:

  • Tem pouca verba para investir na versão paga;
  • A necessidade é ter apenas uma página básica;
  • O negócio está na fase inicial;
  • A página é para uso pessoal, um hobby;
  • O conteúdo é sem fins lucrativos;
  • A utilização for de testes;
  • A finalidade for de estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *