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Não fique para trás dos concorrentes, use o Google Meu Negócio

Use o Google Meu Negócio e não fique para trás dos concorrentes

A melhor forma de potenciais clientes encontrarem sua micro, pequena e média empresa no mapa é o Google Meu Negócio.

Se o seu negócio já está cadastrado, neste artigo você saberá como otimizar e, se ainda não conhece a ferramenta, aqui estão todas as informações.

Nos dias atuais já não é novidade que é extremamente importante a sua empresa ser encontrada nos canais do Google e afins.

Aparecer é crucial para o sucesso do negócio, tanto nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários, quanto nos principais mapas, como Google Maps e Waze.

Mas, apesar de serem ferramentas contemporâneas importantes, são desconhecidas, ignoradas ou mal utilizadas por muitos empreendedores.

E se você faz parte deste grupo que deseja explorar todos os recursos do Google Meu Negócio, precisa continuar lendo!

O que é o Google Meu Negócio?

Ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que permite a inclusão e o gerenciamento de informações de empresas e organizações.

Em outras palavras, sua empresa ou organização se mostra presente nos resultados de pesquisas dos buscadores e nos mapas.

Sendo assim, o seu potencial cliente vai, não só te encontrar, mas visualizar produtos, fotos, catálogos, histórias, fazer avaliações e muito mais.

De forma objetiva, estas são algumas das informações do seu negócio que podem ser incluídas na plataforma:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone, E-mail, endereço do Website;
  • Atributos e Facilidades do local de negócio;
  • Descrição da atividade;
  • Postagens, fotos e produtos.

Porquê utilizar o Google Meu Negócio?

Há muitas razões pelas quais o seu negócio precisa estar devidamente cadastrado e atualizado no Google Meu Negócio, citaremos algumas.

Antes, queremos dizer que ele não serve para todo e qualquer negócio, apenas para aqueles que querem ser encontrados pelos clientes, em resumo, para os casos em que:

  • existe um ponto físico para a qual se deseja aumentar fluxo de pessoas;
  • as vendas e prestação de serviços ocorram para clientes da região.

Cadastrar no Google Meu Negócio e postar fotos regularmente, pode significar ter 42% a mais de cliques no botão “Como Chegar” do Google Maps.

Além disso, empresas com conteúdo atualizado e com fotos recebem 35% a mais de visitantes no site do que as outras empresas cadastradas.

O seu negócio, independente do tamanho, aparecerá nos resultados das buscas que as pessoas fazem, de pelo menos três formas:

Digitando o segmento (ex.: restaurantes);

Incluindo o nome do bairro ou da cidade (ex.: restaurantes em Linhares);

Especificando o nome do restaurante (ex.: restaurante do Zé).

Por isso é importante observar se no cadastro estão corretos os dados como Nome da Empresa, Endereço com CEP e Telefone, por exemplo.

Como cadastrar meu negócio?

Incluir seus dados na plataforma é muito simples, e se estiver com alguma das preocupações frequentes, saiba que:

  • Inserir tua empresa no Google Meu Negócio é gratuito;
  • Não precisa de site para aparecer nos resultados;
  • Pelo celular é possível gerenciar as informações.

O primeiro passo é ter uma conta no Google, para isso basta acessar o link google.com.br/meunegocio. Se você já tem uma conta, basta fazer o login.

Após isso, vá inserindo a informação solicitada em cada tela: nome do negócio, endereço, telefone, website, categoria, etc.

Tela inicial de cadastro no GMN

Ao final, o Google irá processar a tela de verificação se o local é realmente verídico. Será enviado um cartão com código para ativação posterior.

Tela final de cadastro no GMN, com método de verificação

Após isso, o acesso aos recursos do Google Meu Negócio já estarão liberados, porém com a informação de “Verificação Pendente”.

Tela inicial de cadastro no Google Meu Negócio
Área de gerenciamento do GMN, com verificação pendente

Por dentro do Meu Negócio, o que tem de tão útil?

O GMN tem várias guias (menus) que nos levam aos campos nos quais podemos inserir informações de produtos ou serviços:

  • Início
  • Postagens
  • Informações
  • Insights
  • Avaliações
  • Mensagens
  • Fotos
  • Produtos
  • Serviços
  • Site
  • Usuários

A guia “Início” traz os campos onde podem ser inseridos o horário de funcionamento, descrição e logotipo, além da possibilidade de criar postagens e gerenciar fotos.

A guia “Postagens” serve para inserir uma informação rápida, de atualização, evento, oferta ou produto.

Na guia “Informações”, novamente, podem ser incluídas ou revisadas os dados digitados no início do cadastro.

O menu “Produtos” e “Serviços”, como é de se imaginar, permite informar tais itens referentes ao seu negócio.

A guia “Avaliações” e “Mensagens” trazem, respectivamente, a possibilidade de ver o que os clientes dizem do negócio e responder às dúvidas enviadas por eles.

O menu “Usuário” permite adicionar um co-administrador (que tenha uma conta Google e na guia “Site” é possível criar um “mini-site”.

A importância dos Insights do GMN

E uma das guias fundamentais do Google Meu Negócio é a “Insigths”, pois por ela podemos avaliar o comportamento dos potenciais clientes.

Quais as palavras chaves são digitadas por eles nos buscadores, que os fazem visualizar nossa ficha.

A forma da pesquisa, se direta (digitando o nome da empresa), descoberta (quando pesquisaram segmento, produtos ou serviços que você trabalha).

Como os clientes pesquisam pelo negócio

É exibido também um gráfico com a quantidade de vezes que as fotos for visualizadas (no Google ou no Maps).

Por último as ações de quem acessou o site, solicitou rotas, ligou ou enviou mensagem para seu negócio.

Há algumas dúvidas frequentes em quem já utiliza o Google Meu Negócio, algumas são:

  • O que fazer se meu endereço está levando os clientes para outro local?

Quanto ao endereço, faça download do App Google Meu Negócio e, em vez de digitar o endereço, arraste o marcador até o local que você atende clientes.

Isso é necessário porque nem sempre as informações digitadas dos números de casas e empresas das ruas são compatíveis com o mapa do Google.

É interessante saber que, ao colocar o negócio usando o App, ele aparece no Waze, topo da busca do Google, Uber e outros apps semelhantes.

  • Porquê os concorrentes sempre aparecem primeiro?

É preciso verificar se a plataforma está sendo utilizada em todos os seus recursos possíveis, com o máximo de palavras que fazem parte do teu segmento (Exemplo de um Pet Shop: banho e tosa, pet, adestramento, ração, etc.).

Além disso, o Google tende a mostrar em primeiro o local mais próximo do usuário, por isso o endereço precisa estar correto.

Concluindo, esta ferramenta torna-se indispensável para quem deseja captar clientes e se relacionar com eles.

o Google Meu Negócio, assim como o site de negócios locais, é um forte aliado na estratégia de vendas de quem quer iniciar ou expandir um negócio local.

Deixe abaixo suas dúvidas ou comentários relacionados ao conteúdo ou à ferramenta abordada neste artigo.

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