[Conhecimento técnico não é suficiente] Para aumentar faturamento e lucro de uma barbearia, é preciso estar aberto à novas (e boas) práticas que trataremos a seguir.
- Faça sempre a divulgação
- Crie um ambiente multissensorial
- Dê opções de entretenimento para seus clientes
- Use um cartão fidelidade
- Elabore um programa de indicação
- Organize o “presente do mês”
- Divulgue suas ações por meio das redes sociais
- Venda produtos relacionados ao público-alvo e persona
- Estude quem são seus clientes
- Avise-os da hora de retornar
- Avise-os também da disponibilidade e horários
- Reveja sempre as despesas e custos
Não confunda o faturamento com o lucro de uma barbearia
Antes de mais nada, é necessário distinguir bem o que é faturamento do que é o lucro de uma barbearia.
Faturamento: é o valor total resultante dos cabelos cortados. Se 250 clientes pagarem R$ 13,00, o faturamento mensal será R$ 3.250,00.
Se na barbearia também são vendidos produtos (camisetas, bonés, água, cerveja, etc.), o valor destas vendas também deve ser considerado.
Então, o faturamento (também chamado de Receita Bruta) será a soma total das vendas de produtos e serviços (corte do cabelo, barba, bigode, pintura, etc.).
Lucro: grosso modo, o lucro de uma barbearia é o resultado do cálculo do faturamento menos as despesas e custos.
Alguns exemplos de despesas e custos são aluguel, energia, água, utensílios, produtos, etc.
Digamos, hipoteticamente, que a média das despesas e custos mensais de uma barbearia seja R$ 1.250,00, o resultado seria R$ 2.000,00.
Pegamos o valor do faturamento (R$ 3.250,00) e deduzimos o valor das despesas e custos (R$ 1.250,00).
Outra coisa que o empreendedor que deseja expandir seu negócio precisa entender é que:
“Do lucro sai o salário, mas o salário não pode ser todo o lucro”.
Ou seja, se R$ 2.000,00 for o salário desejado pelo dono desta barbearia do exemplo, não sobraria nada para fluxo de caixa e nem para reinvestir no negócio.
Por isso, para conquistar avanços como fluxo de caixa, salário maior e crescimento do negócio, é fundamental saber como agir.
Mais acessado: Como conquistar até 400 clientes por ano em qualquer negócio da beleza
12 ações que podem aumentar o lucro de uma barbearia
Digamos que seja o começo do negócio (e todo começo é mais difícil), o que mais se precisa fazer é que as pessoas saibam da existência da barbearia.
1 . Faça sempre a divulgação
Não apenas na inauguração, é essencial não parar de divulgar, pois várias circunstâncias fazem uma barbearia perder clientes.
Seja porque mudam de bairro/cidade, não ficaram satisfeitos ou, o que ninguém quer contabilizar, mas acontece, morrem.
E com esta rotatividade da clientela, a divulgação tem papel importante na obtenção de outros.
Por meio de uma vinheta na rádio, ou uma centena de panfletos para entregar nas mãos de pessoas da vizinhança, divulgue!
2 . Crie um ambiente multissensorial
Esta é uma prática válida para todo e qualquer negócio. Criar uma barbearia multissensorial é desejar impactar os clientes em todos os seus sentidos.
Primeiro seu cliente tem a visão da fachada, barbeiro, cadeira, espelho, sofá, piso, lixeira, ventilador, garrafa de café, etc.
O segundo sentido a ser aguçado é o olfato, quando ele adentra pela barbearia e pode sentir o aroma no interior dela.
Depois ele ouve o som ambiente, se estão vindo de aparelhos eletrônicos ou de conversas dos que lá estão.
O tato (ou contato) ele vai ter ao tocar em algum móvel, produto ou comida que forem disponibilizados na barbearia.
Por último, se tiver alguma bala para degustação, café, água, cerveja, suco ou qualquer comida, ele pode ter a experiência do paladar.
Pensando nisso, resumidamente, é possível ter um ambiente com:
- fachadas e espelhos limpos, barbeiro de jaleco ou uniforme, ambiente arejado ou climatizado, móveis e utensílios bem organizados;
- aroma exclusivo e agradável de uma essência marcante;
- música suave no fundo, ou TV em volume que permita conversar;
- café ou suco fresco, cerveja ou água gelada, bala personalizada, etc.
3 . Dê opções de entretenimento para seus clientes
Dependendo de qual é o seu público-alvo (e persona), defina se é melhor ter a TV ligada ou fundo musical.
O Wi-fi é indispensável e, para que o cliente não precise perguntar, afixe uma plaquinha na parede interna informando a rede e a senha.
Obs.: troque a senha mensalmente, assim evita a sobrecarga de pessoas à volta usando e quem quiser a senha terá que entrar novamente.
O público mais jovem poderá gostar de vídeo-game, outros preferirão, se tiver espaço anexo, sinuca ou totó.
4 . Use um cartão fidelidade
Imprima (numa papelaria mesmo) cartões com uma grade com 10 espaços para sua assinatura.
Sempre que o cliente comparecer com o cartão em mãos, você assina um espaço e, após a 10ª, ele terá direito a um corte gratuito, por exemplo.
5 . Elabore um programa de indicação
Outra ação que pode gerar resultados é recompensar os clientes que te indicam outros clientes.
Informe à todos eles da existência do programa e que, para ganhar 1 corte, eles precisam indicar, por exemplo, 5 pessoas.
Para controlar isso é ideal possuir um Whatsapp de uso exclusivo da barbearia. O regulamento seria o cliente enviar mensagem avisando o nome do indicado.
6 . Organize o “presente do mês”
Pergunte o telefone dos seus clientes e diga que você vai incluí-lo no sorteio do “presente do mês”.
Defina um dia fixo e todo mês faça o sorteio de 1 corte de cabelo entre todos os clientes da base de dados (contatos salvos).
Esta é uma estratégia para os clientes aceitarem passar o contato tranquilamente. Salve o contato dos seus cliente com um prefixo que os identifique (Ex.: BR – João Cliente).
7 . Divulgue suas ações por meio das redes sociais
Já que salvou os contatos dos seus clientes, uma forma simples e gratuita de mantê-los ativos é o Whatsapp.
Use imagens (especialmente nos Status) para divulgar tipos de cortes, perfis de clientes, depoimentos e fotos de cabelos cortados, além dos preços de produtos e serviços (uma coisa cada dia).
Ocasionalmente, para não parecer invasivo, envie alguma ação através de listas de transmissão do Whatsapp.
8 . Venda produtos relacionados ao público-alvo e persona
De acordo com o público, analise a possibilidade de vender bonés, camisetas, sandálias, cintos e outras peças, colocando-os em um expositor na barbearia.
Público-alvo é definido demograficamente, ou seja, você pode estar direcionado para atender homens de 18 à 34 anos, ou um público de mais idade (35 à 65 anos, por exemplo).
Já a persona está dentro do público citado acima, e é conhecida com mais profundidade, no nível de interesses e preferências, por isso é preciso estudá-los sempre.
9 . Estude quem são seus clientes
Conhecer as preferências dos clientes pode ajudar (e muito) na fidelização deles.
E isso não é difícil! Basta acessar as redes sociais e observar as músicas que curtem, cores que gostam, como se vestem, etc.
Isso poderá ser utilizado durante o atendimento que, se for agendado, poderá ser feito com a música que ele gosta tocando ao fundo, por exemplo.
10 . Avise-os da hora de retornar
Se você tem na cabeça um tempo médio que o cliente deveria retornar para fazer novo corte, alerte-o antes.
Considerando que ele passou o contato no primeiro encontro num dia 05, por exemplo, envie uma mensagem no dia 19 ou 20. Com o passar do tempo você esta frequência vai se ajustando.
Para fazer isso, sempre que ele voltar à barbearia, anote nome e data, assim a agenda de ligações/mensagens vai sendo formada.
Um exemplo de frase para a lembrar ao cliente de retornar à barbearia é:
“(Nome do cliente), que calor! Hoje 02 clientes saíram “mais leves”. E você? Teu último corte foi dia 05, não está na hora?
11 . Avise-os também da disponibilidade e horários
Neste mesmo sentido de envio de mensagens, é possível informar aos clientes sobre dias e horários de agenda livre para eles.
Sendo assim, é possível se preparar para recebê-los e, de preferência, colocar aquela música preferida dele pra tocar.
12 . Reveja sempre as despesas e custos
Uma das formas de aumentar faturamento e lucro de uma barbearia é através das várias estratégias de vendas descritas acima.
A outra é sempre rever o que pode ser diminuído em relação às despesas e custos (produtos, aluguel, água, energia, etc.).
Muitos não levam em consideração alguns destes (ou todos) pontos citados acima na hora de abrir uma barbearia.
Esperamos que você siga estas orientações e aumente (e muito) o faturamento e o lucro de uma barbearia que gerencia.
Dúvidas ou sugestões podem ser inseridas nos comentários abaixo!
8 Comments
9 de novembro de 2019
Muito bom, excelentes dicas, servem para outros negócios também!
17 de novembro de 2019
Verdade Ricardo, se aplicam à outros segmentos além de barbearias.
10 de novembro de 2019
Muito bacana!!!
17 de novembro de 2019
Agradecemos por comentar!
12 de novembro de 2019
Muito bom parabéns excelentes dicas!
17 de novembro de 2019
Ficamos felizes que tenha gostado!
13 de novembro de 2019
Muito bom gostei bastante aprendi bastante ótimas ideias que pode ajudar muito no dia dia
17 de novembro de 2019
Ótimo Cleyton! Espero que as ideias lhe ajudem!