fbpx

Por que ter um site se já tenho redes sociais?

Por que ter um website

Por quê ter um site se já tenho redes sociais? Esta foi a pergunta que ouvi tempos atrás, quando eu falava da importância das micro e pequenas empresas terem um site.

Esta é também a dúvida de muitos empreendedores, dos mais variados tipos de negócios, independente do tamanho e da fase em que se encontram.

  • O que é um site?
  • Quais são os principais tipos de site?
  • Quais os benefícios de se ter um site?

E o fato de não investir na criação de um website pode demonstrar o pouco ou nenhum conhecimento do empresário acerca do potencial desta ferramenta.

O que é um site?

Quando vamos ao tradutor do Google e digitamos a palavra “site” e solicitamos a tradução para o Português, recebemos a palavra “local” como resposta.

Site é o local onde são publicadas informações, sejam elas pessoais ou profissionais, podendo abranger todo e qualquer tipo de assunto.

Em um site é possível armazenar conteúdos em vários formatos: além dos textos, podem ser inseridas imagens, vídeos e áudios.

Para acessar um website, dentre os milhões que existem no mundo, precisamos digitar o endereço em um navegador (Chrome, Internet Explorer, Opera, entre outros).

O endereço, que é tecnicamente chamado de “domínio”, nos leva para visitar a página de alguma pessoa ou empresa, que podem ser de tipos diferentes.

Quais são os principais tipos de site?

Dentre os principais tipos de website, podemos destacar 4, são eles:

  • E-commerce (loja virtual)
  • Site institucional
  • Blog
  • Landing pages

E-commerce (Loja virtual)

Os sites com lojas virtuais exibem, além das informações das empresas, as páginas com as categorias e os produtos que comercializam.

Há possibilidade de que estes produtos sejam exibidos num formato de catálogo, apenas como mostruário, onde não seja possível efetuar compras.

E há a forma virtual de loja, onde são exibidos descrições, fotos, vídeos e preços, permitindo que o cliente adicione o produto ao carrinho e faça o pagamento de forma segura.

A empresa responsável pela loja virtual será notificada deste pedido, do pagamento efetuado, e fará os procedimentos de envio do produto ao cliente.

Site Institucional

Um site institucional tem a finalidade de ser um canal de comunicação com os consumidores. Ele possui as principais informações de uma empresa.

Geralmente vemos em um site institucional as páginas “Quem Somos” ou “A empresa”, além da página de “Serviços” e de “Contato”.

Nestes sites, de cunho mais corporativo, eventualmente vemos páginas de “Eventos” e há alguns que criam conteúdos dinâmicos, inserindo um Blog.

Blogs

O Blog ganhou uma conotação confusa, se considerarmos que, quando se quer dizer que alguém está famoso, costuma-se usar a expressão “blogueirinho”.

Blog é a contração das palavras “web” e “log”, que traduzimos para “diário da rede”. Nada mais é do que uma forma de chamar as páginas que são atualizadas com frequência.

A nomenclatura pode mudar, mas a execução, na prática, é a mesma com os artigos, posts, ou seja, um Blog é um website.

Ele pode possuir várias categorias por assunto e milhares de artigos (ou posts), diferente de um outro tipo de site, que costuma possuir uma página e é chamado de Landing Page.

Landing Page

É um tipo de site que passou a ser muito utilizado nos últimos anos. É possível acessar uma Landing Page, por exemplo, ao clicar em anúncios das redes sociais.

Os profissionais costumam personalizar uma única página para um evento específico, um curso ou para captação de contatos de E-mail.

Independente de qual seja o tipo, um website pode contribuir para aumentar a visibilidade de uma empresa, entre outros benefícios.

Por que ter um site? Conheça 13 benefícios

Antes de abordar os benefícios de se ter um site, para que fique bem enfatizado, precisamos lembrar que o site, diferente das redes sociais, é de sua propriedade.

Sim, as redes sociais nas quais possuímos perfis, pessoais ou comerciais, não são nossas, estão conosco enquanto os proprietários e as autoridades permitem.

Tudo mudo o tempo todo e, numa dessas, pode ser que fiquemos sem utilizar, temporariamente ou definitivamente, uma destas redes sociais.

Não é difícil encontrar alguém que tenha tido uma conta de Instagram hackeada, ou o perfil do Facebook banido por causa de uma mau entendido na publicação.

Talvez tenha perdido um canal no Youtube, ou ainda passou vários problemas para utilizar o aplicativo do Whatsapp.

Além destas situações que são comuns em toda e qualquer rede social, há ocorrências de interferência judicial e estatal na utilização delas.

Quem não se lembra de quantas vezes ficou sem utilizar o Whatsapp por causa de uma ação judicial? Ou teve algum anúncio excluído sem aviso prévio no Facebook?

Pois é, as Leis dos países podem mudar e afetar com força todo um trabalho construído ao longo de vários anos, em um perfil que, de fato, não nos pertencia.

Para não ter o dissabor de perder vários meses ou anos de trabalho, é preciso considerar a importância de criar um website para o negócio.

Fortalecer a marca

Quando iniciamos um negócio, desejamos que ele seja próspero, alcance cada vez mais pessoas na região em que estamos e, posteriormente, as demais.

E este objetivo só pode ser alcançado se não deixarmos de cumprir etapas importantes: de identidade visual, comunicação e vendas.

E atualmente isso não dá para ser feito apenas de forma offline, pois os clientes que podem comprar nossos produtos ou adquirir nossos serviços está online.

Por isso, ter um site pode contribuir para o fortalecimento da marca. Esta presença digital é fundamental para chegar aos clientes.

Funcionar 24/7

Os visitantes, em qualquer momento do dia ou da noite, vão pesquisar, especialmente no Google, por um produto, empresa ou serviço que atenda a sua necessidade de momento.

Com o site é possível receber estes clientes. Ele funciona 24 horas por dia e os 7 dias da semana, pelo site institucional, loja virtual, blog ou landing page.

Reduzir custos

Um site é uma porta aberta para o mundo. Por ele, os visitantes podem encontrar o que desejam, comprar e pagar, independente de onde estejam.

O trabalho que é feito de forma online pode eliminar ou reduzir custos com o atendimento convencional, de portas abertas, gerando despesas com funcionário, aluguel, iluminação, água, etc.

Alcançar mais pessoas

Com o site é possível expandir a área de alcance de clientes que estejam interessados nos produtos ou serviços da empresa.

Além do trabalho offline, que precisa ser mantido, o marketing online vai permitir ser visto por pessoas de perto e de longe.

Gerar credibilidade

A informação contida em um site gera mais credibilidade para o visitante. Além de nome, endereço e telefone fixos, há algumas informações relevantes para o usuário.

Muitos, após terem em contato com um perfil na rede social, no OLX ou em uma visita offline, pesquisam se aquela empresa possui um site, justamente por isso.

Estabelecer canal com o cliente

Se o negócio faz atendimentos delivery, um site por ter, por exemplo, um catálogo demonstrando os produtos e, assim que escolher, o cliente pode pedir para entregar.

Este é um canal de atendimento de de comunicação com o cliente, por meio de botões para conversa via Telefone, E-mail, Whatsapp ou outra rede social.

Gerar autoridade

A autoridade se constrói por meio de conteúdos que abordem e resolvam os problemas das pessoas, e isso pode ser feito, também, com um site.

A existência do site, em si, é um primeiro passo, e a forma com que ele é utilizado pode demonstrar aos visitantes o quanto aquela empresa entende do que faz.

Aumentar vendas

Se um site pode aumentar o alcance de uma empresa, certamente tem o poder, também, de aumentar as vendas de produtos e serviços.

A chance de ser visto por um público muito maior dá a possibilidade de que, como em um funil, estas pessoas caminhem até a aquisição de produtos e serviços.

Criar marketing de conteúdo

Para fazer vendas é necessário atender a exata necessidade dos clientes e, para que eles percebam que uma determinada empresa é capaz disso, o conteúdo é indispensável.

Conteúdo original, valioso e que respondam efetivamente as dúvidas das pessoas, este é o chamado Marketing de Conteúdo.

Conhecer o cliente dos sonhos

Aqueles que visitarem o seu site por causa de um conteúdo específico, são, via de regra, público-alvo, avatar, persona e, também, o cliente dos sonhos.

O cliente dos sonhos é aquele que compra, indica, compra novamente, dá depoimentos e na Internet podem existir vários iguais à ele.

Superar a concorrência

Um dos motivos para ter um site é que, com ele, é possível vencer a concorrência, através de conteúdos únicos, exclusivos e originais.

Além disso, nem todos os empreendedores estão cientes do que podem fazer a partir da criação de um website, e isso é bom para quem colocar a mão na massa.

Vincular às redes sociais

Por quê ter site

Por que ter um site se já tenho as redes sociais? Cada ferramenta tem o seu lugar e nenhuma pode ser totalmente desprezada.

Os visitantes do site podem te achar também nas redes sociais, por meio de vínculos em anúncios e das indicações de quais são suas redes sociais nele.

Administrar do seu jeito

Como foi dito no início, as redes sociais estão sob nossa responsabilidade, mas são vários os motivos para se preocupar em ter um local próprio.

Se uma rede social deixar de existir (o que não é impossível), ainda temos a possibilidade utilizar o site como canal de contato com os nossos clientes clientes.

O que um site precisa ter?

Se estiver decidido por fazer um site, esteja informado de que ele precisa ter algumas características importantes para se destacar da concorrência:

  • Velocidade
  • Responsividade
  • Conteúdo original
  • Atualizações

A velocidade do site pode ser influenciada pela tecnologia utilizada na construção dele. Imagens, vídeos e códigos podem atrasar o carregamento das páginas, se não forem otimizados.

Chamamos de site responsivo aquele que se adapta rapidamente ao dispositivo que o visitante utiliza para acessá-lo, assim, o site fica com aparência adequada aos Smartphones, Tablet’s e Desktop’s.

Produzir conteúdo original é fundamental para que o Google e outros buscadores entendam que aquele site é diferente e considere colocá-lo em posições superiores para determinadas buscas.

E, para que o conteúdo seja realmente original, não se pode esquecer de atualizá-lo e, atualizar, também, os recursos que estão sendo usados nele, verificar a segurança, backups, etc.

Conclusão

São vários os benefícios de se ter um site, entre eles a possibilidade de captar contatos de E-mail e Telefone de nossos clientes, o que é algo valiosíssimo.

O site é mais uma das ferramentas importantes que estão à nossa disposição. Quem deseja ter presença online, publicar conteúdo relevante e vender mais, precisa pensar nela.

É possível acessar ferramentas que permitem criar site gratuito, mas se quiser algo mais personalizado e ilimitado, o ideal é investir um recurso.

Comece por pesquisar se o domínio que deseja registrar está disponível, contrate uma boa hospedagem e parta para a construção de um website o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *